Blog


Quer sair na frente no mercado de trabalho? Os cursos de educação profissional oferecem inúmeras vantagens que podem ajudar a impulsionar a sua carreira. Consultamos especialistas de Recursos humanos e listamos cinco benefícios desse tipo de formação:

1) Curta duração

Para quem quer apostar em uma rápida qualificação, os cursos de educação profissional são uma ótima alternativa. Diferente dos de graduação, eles podem ser realizados em um período de 160 a 400 horas na chamada Formação Inicial e Continuada. A duração menor, no entanto, não equivale à qualidade inferior. “Os cursos são muito bem vistos aos olhos das empresas por irem ao encontro de suas necessidades e aliarem teoria à prática”, destaca Alessandro Correa, gerente geral de Recursos Humanos da Jotun Brasil

2) Valorização do currículo

Quando está concorrendo a uma vaga de emprego, o candidato que possui algum curso de formação profissional costuma se destacar na avaliação dos recrutadores. “Aumenta a empregabilidade, pois o candidato já possui um conhecimento diferenciado frente ao demais”, ressalta Marcela Carvalho, HR Business Partner Leader da Gerdau.

3) Investimento de baixo custo

Os cursos oferecem condições mais acessíveis para quem não tem muitos recursos financeiros. “É vantajoso para o aluno ter acesso a uma formação de qualidade e que cabe no bolso”, analisa Correa.

4) Formação voltada para o mercado

Uma das características mais marcantes das formações profissionais é aliar teoria à prática. Elas trabalham a base do conhecimento técnico de forma simultânea ao fazer efetivo, abordando não apenas as competências técnicas necessárias às funções como também o conjunto das competências socioemocionais, tão valorizadas hoje no mundo do trabalho.

Para as empresas, esse aspecto é fundamental, pois o profissional já chega familiarizado com a realidade desse universo do trabalho e focado nas competências demandadas especificamente pela área escolhida. “Os cursos profissionalizantes são uma oportunidade de especialização em algum tema que a pessoa sente mais afinidade, o que torna o acesso ao mercado de trabalho mais fácil”, frisa Marcela.

5) Mais possibilidades de atuação na carreira

Por conta do tempo e do preço reduzido, a possibilidade de fazer mais de um curso é uma ideia que compensa, tanto para quem ainda não está empregado e quer aumentar suas chances de inserção no mercado, quanto para quem deseja crescer na carreira dentro da própria empresa. “O mercado está cada vez mais competitivo. Acumular mais de um certificado amplia o leque de possibilidades de atuação. Muitos acabam ocupando outro cargo mais vantajoso na organização em que trabalham ou fora dela”, explica Correa. Para Marcela, os cursos também auxiliam na orientação profissional. “O aluno pode experimentar áreas diferentes até escolher qual carreira realmente deseja seguir”.

Cursos profissionalizantes da Firjan SENAI

A Firjan SENAI oferece educação profissional para as áreas industriais adequada a jovens e adultos que buscam o mercado de trabalho, como também uma série de cursos destinados àqueles que pretendem ampliar suas competências com vistas a atualização profissional e melhor colocação no mercado.

Desde a sua concepção, os cursos da Firjan SENAI têm como foco promover a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho, contando com a participação das empresas na formatação de seus conteúdos e realizando projetos de aprendizagem baseados em casos reais da indústria. “Esses aspectos, somados aos ambientes de aprendizagem, à qualidade dos docentes e ao uso de tecnologias aplicadas ao processo educacional, fazem o diferencial da Firjan SENAI”, destaca Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI.

Crédito: Fabiano Veneza/Firjan


Cadastro de interesses

Quer saber das novidades da Firjan SENAI? Cadastre-se ao lado para receber informações!