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Quanto mais se avança na indústria 4.0, mais os modelos de negócios se transformam e, ao mesmo tempo, perfis profissionais também são repensados. Com isso, saem na frente aqueles profissionais que estão sempre um passo à frente das exigências do mercado que podem surgir. Aqui, listamos cinco dicas de especialistas de RH sobre o que as empresas esperam do profissional do futuro:

1) Seja flexível para se adaptar a novos cenários

Com o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias, muitas tarefas que exigiam a expertise humana no passado foram automatizadas. Máquinas inteligentes e robôs parecem dominar as projeções de futuro. O que a máquina ainda não é capaz de realizar? Para a diretora de RH da Lubrizol América Latina, Luciana Pompilio, esta é a pergunta fundamental que deve orientar o profissional do futuro em busca de destaque no mercado de trabalho.

“As máquinas fazem muitas coisas, mas são binárias. Elas não têm a flexibilidade que nós temos. O profissional do futuro deve abraçar múltiplos pontos de vista, a diversidade e ser capaz de se adaptar a novos cenários. O mercado clama por pessoas que pensam diferente e que também estejam abertas a outras opiniões”, destaca.

2) Seja protagonista

O profissional protagonista é proativo e determinado e rapidamente se destaca no ambiente de trabalho. De acordo com Vinicius Martins Barbosa, gerente de Produção do Grupo Mustad, o modelo tradicional de trabalho se caracteriza pelo baixo nível de protagonismo, uma vez que o colaborador da empresa costuma seguir as orientações do chefe acerca de determinada tarefa. “O mote da indústria 4.0 é ensinar o profissional a ‘pescar’ e não mandá-lo fazer tal coisa. Ele deve estar engajado e comprometido na descoberta de soluções, buscando o resultado por si mesmo”, ressalta.

3) Esteja conectado

Ambientes corporativos muitas vezes induzem o funcionário ao isolamento. Ele tende a ficar focado somente na realidade diária da empresa. Em tempos de hiperconexão, é importante “sair da bolha”, segundo Luciana. “Não podemos esquecer o mundo externo. É preciso uma colaboração entre o interno e externo. Falamos muito da importância de uma visão inside in e inside out. Devemos observar as necessidades da empresa, mas também as do entorno. Elas se conectam e se complementam”, argumenta.

4) Tome decisões com base em fatos e dados

Para Vinícius, muitas empresas tomam ações com base em achismos, sem considerar dados e fatos. O gerente explica que tomar decisões bem fundamentadas tem a ver com a metodologia Lean Seis Sigma, que aposta no aumento da produtividade da empresa por meio da otimização e da qualidade dos produtos, ferramentas e processos. “O profissional do futuro deve se comprometer com essa metodologia, buscando atuar na causa raiz dos problemas que surgirem na empresa”, explica.

5) Seja criativo

O mercado produz um fluxo contínuo de produtos e tecnologias, no qual pensar em algo novo se torna um desafio crescente, mas necessário para quem deseja se destacar e crescer na carreira. “A inovação parte do processo criativo. Ser criativo requer reflexão, foco e capacidade de fazer associações de modo a criar algo novo. Um olhar multifocal certamente favorece a geração de boas ideias”, afirma Luciana.

Mas afinal, como se preparar?

A metodologia adotada pela Firjan SENAI facilita o desenvolvimento das competências do futuro, atuando com a multidisciplinaridade, incentivo à criatividade e à busca de soluções para problemas reais do mercado.

“Todos os desafios futuros já se colocam no processo educativo oferecido pela Firjan SENAI. Nossos cursos estimulam o espírito empreendedor, a proatividade e o pensar ‘fora da caixa’. Além disso, estamos sempre alinhados com as plataformas tecnológicas da indústria, o que é mandatório”, enfatiza Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI.

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