Blog


O mercado de animação e efeitos visuais vem crescendo no Brasil, assim como a demanda por profissionais qualificados.  De acordo com Jefferson Gomes, técnico de Educação da Firjan SENAI, as funções em alta nesse mercado são de roteiristas, ilustradores, modeladores e animadores 3D. Ele palestrou sobre o assunto no Anima Fórum, o braço do Anima Mundi voltado para o desenvolvimento audiovisual.

“Funções mais técnicas são as que mais oferecem oportunidades atualmente, como a etapa de rigging, um método de animação que adiciona movimento a um personagem, simulando articulações próprias de seu esqueleto e linguagem corporal”, ressaltou Gomes.

Entre os negócios que mais buscam trabalhadores nesse segmento destacam-se as agências de publicidade e as indústrias cinematográfica, de games, televisão e educativa. O setor mundial de animação 3D deve chegar a US$ 28,3 bilhões até 2025, de acordo com relatório da Grand View Research.

Cursos em audiovisual

A Firjan SENAI conta com um portfólio de cursos em audiovisual, alguns deles voltados para o mercado de animação: Concept Art Para Games, Desenho e Criação de Personagem, Modelagem 3D, Pós-Produção em After Effects, Processos Avançados de Animação, Pintura Digital com Tablet e PhotoshopDesenho e Técnicas de Ilustração

A palestra “O Mercado de Animação 3D e a criação de efeitos especiais” aconteceu nesta quarta (25/07), no Centro Cultural Correios, no Centro do Rio. O Anima Mundi continua com as suas atividades até o próximo dia 29. O festival é patrocinado pela Firjan.