Blog



Os alunos da Firjan SENAI SESI Maracanã participaram de uma atividade prática diferente. Eles foram os responsáveis pela  cobertura do Rio Market 2018. Com câmera na mão, microfone e muita empolgação para aprender, os jovens tiveram experiência de cobrir um evento de grande porte. A edição deste ano do ambiente de negócios do Festival do Rio acontece na Casa Firjan até o dia 10 de novembro.

Para a produção de um making of do Rio Market, alunos dos cursos de Comunicação Visual, Multimídia e Operador de Câmera estiveram na Casa Firjan com aparelhagem profissional e colocaram em prática tudo que aprenderam em sala de aula. Acompanhados de seus instrutores, eles filmaram, fotografaram o evento e assistiram aos seminários para pautar as entrevistas com os palestrantes.

Além da chance de sair da sala de aula e praticar, cobrir um evento é o momento de conhecer profissionais e se relacionar. Ter o primeiro contato com as áreas de conhecimento que os jovens estudam. “É uma oportunidade de proporcionar ao aluno o conhecimento prático, de encontrar produtores e outros profissionais do segmento audiovisual e criar um vínculo entre o ensino e o mercado”, disse o técnico de educação, André Monteiro.

“É uma experiência única ter a oportunidade e acesso a informações que não teríamos num dia comum de aula, como as novidades do setor audiovisual e de comunicação em geral”, disse Itamar dos Santos, o aluno de Multimídia. Os alunos de Multimídia ficaram com a responsabilidade de assistir aos conteúdos para pautarem uma entrevista com o palestrante de cada seminário. Já a captação de imagem, sonora e os registros fotográficos, ficaram com a turma de Comunicação Visual.


O Rio Market

A área de negócios do Festival do Rio, o Rio Market 2018 acontecerá até o dia 10 de novembro na Casa Firjan. A programação é gratuita e conta com uma série de seminários, workshops e masterclasses além das rodadas de negócios e mesas redondas.


O compromisso do RioMarket é contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, permitindo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas da área, e proporcionando novas oportunidades de negócios e capacitação de profissionais do mercado.

Confira a programação completa

A cobertura do evento ficou por conta dos alunos do segmento audiovisual. Foto: Vinicius Magalhães
Os alunos da Firjan SENAI entrevistaram os palestrantes do Rio Market 2018. Foto: Vinicius Magalhães