Blog


Confira uma lista completa com dicas

Com as mudanças tecnológicas, o mercado de trabalho exige cada vez mais do profissional e para quem já trabalha, conciliar estudo e trabalho é um grande desafio que a capacitação em cursos de ensino a distância (EAD) pode ser boa oportunidade para quem quer se conectar a essa nova realidade. Elaborar estratégias de estudos pode propiciar ao aluno o acesso a condições e modelos mentais que lhe permitam tornar a aprendizagem mais efetiva, de forma a conviver de um modo saudável com a ansiedade provocada por situações de maior pressão.

Uma boa dica é ter uma metodologia que se encaixe no perfil de cada um. Pode ser o método associativo, nele você relaciona informações de forma lógica, entendendo por que certa coisa acontece daquela forma.

Mas o que vale mesmo é a lógica individual. Criar uma rotina com planejamento e perceber quais estratégias são mais afetas ao processo de aprendizagem de cada pessoa é o que aconselha Luciana Vieira, coordenadora pedagógica da Firjan SENAI. “A escolha de uma metodologia assertiva é o caminho para o sucesso em começar a arranjar tempo organizado para estudar”.


A analista em Educação da Firjan SENAI, Alessandra Matos, elaborou uma lista com nove dicas sobre conciliação entre trabalho e estudos.


Leia abaixo as dicas de quem entende do assunto:   

  • Como competências primordiais, o estudante/trabalhador deve ter organização e disciplina.
  • Manter o foco no seu objetivo principal, tendo como meta: o que me motivou a estudar agora? Esse deve ser o norteador de todos os esforços – melhorar no trabalho, mudar de profissão, alavancar um sonho antigo, abrir um negócio etc.
  • Construir um planejamento com todas as atividades pessoais e profissionais, estabelecendo uma rotina que permita que tudo que é mais importante seja cumprido, incluindo os estudos.  
  • Utilizar aplicativos de produtividade que auxiliem no cumprimento e acompanhamento desse planejamento, tais como o Trello ou o Planner (gerenciadores de tarefas).   
  • Nesse planejamento, descartar distrações ou atividades que possam atrapalhar suas metas e que te roubem tempo.  
  • Utilizar os momentos de intervalo, caso seja seu único tempo ocioso, para estudar, checar o planejamento, “replanejar” atividades que não foram cumpridas etc.  
  • Solicitar ao instrutor/professor que indique outros mecanismos que ampliem seus conhecimentos, indicando filmes, links, simuladores, sites etc. A diversificação das estratégias auxilia o aluno a entender de que forma ele aprende melhor.  
  • Construir mapas mentais, resumos, podcasts, vídeos de seus momentos de estudos, que possam auxiliar no processo de aprendizagem e que possibilitem a recorrência.   
  • Todas essas dicas são provocativas para que o aluno possa ser um protagonista do seu processo de aprendizagem. Os momentos de autoestudo, participação ativa nas aulas e o cumprimento do planejamento são imprescindíveis para a meta de concluir com êxito os seus estudos.  

A Firjan SENAI oferece 14 cursos EAD e quatro 100% presenciais. Para quem não tem muito tempo disponível, o curso EAD pode ser a alternativa ideal para conquistar capacitações diferenciadas em um mercado competitivo.  

Conheça os cursos com matrículas abertas!

Cardápio dos Cursos EAD Firjan SENAI     

Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Sistemas de Energia Renovável.  

Cursos 100% presenciais da Firjan SENAI        

Designer Gráfico, Multimídia, Petroquímica e Programação de Jogos Digitais.