Blog


Já pensou em fazer do seu hobby uma profissão? Cursos das áreas de Audiovisual, Alimentos e Bebidas, por exemplo, podem ser ótimas opções para quem quer gerar renda com alguma atividade que gosta.  A história do Lucas Santiago começou assim. 

Quando se viu desempregado em 2016, após um período de rotina estressante em uma empresa de plano de saúde, Lucas teve o empurrão que precisava para se dedicar ao que realmente gostava: operar câmeras. 

Era um passatempo frequente gravar clipes de música com sua pequena câmera digital e compartilhar o resultado na internet com amigos. Mas foi no curso de qualificação de Operador de Câmera da Firjan SENAI que Lucas descobriu que, mais do que um hobby, a captação de imagens poderia se transformar em uma carreira.

“O SENAI me capacitou e me deu toda a estrutura para eu me aperfeiçoar. E foi assim que me dei conta que ser operador de câmera era o que eu realmente queria fazer”, disse. Hoje, Lucas já conquistou uma rede cativa de produtores que solicitam seus serviços. Seu trabalho mais recente foi a cobertura do Carnaval deste ano para uma produtora independente. “Me sinto realizado. Claro que também há momentos estressantes mas é um trabalho que compensa, porque estou fazendo o que sempre gostei”.

“Com o advento do digital e da produção de conteúdo em múltiplas plataformas, a área de Audiovisual se destaca nessa fusão entre hobby e ofício”, observa Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI. Segundo ele, processos de relativa complexidade no passado se tornaram mais acessíveis às pessoas. 

Carreira gourmet

Seguindo a mesma linha de acesso ao mercado, o processo de “gourmetização”, observado nos últimos anos, também abriu portas para que passatempos de cozinha se tornassem fontes de renda. Exemplo disso é a história da Maria Antonia Macedo Lima. Fazer experimentações com cerveja artesanal junto com a filha, então estudante de química em 2012, a envolveu gradativamente nas diversas etapas de produção do processo.

“Era apenas lazer, mas quando eu e meu esposo nos aposentamos, ao pensar numa atividade prazerosa e capaz de complementar a renda, a cerveja artesanal e o hobby dos últimos cinco anos logo vieram à cabeça”, contou.

Para concretizar o projeto, Maria Antonia recorreu ao curso de Tecnologia Cervejeira da Firjan SENAI. “Optei por fazê-lo para complementar minha formação com ênfase na fabricação de cervejas. Sou engenheira química e a abordagem do curso, focada em todas as etapas do processo, e o reconhecimento da seriedade e qualidade dos treinamentos fornecidos pelo SENAI me deram a certeza de que estava no caminho certo”. Em 2017, Maria Antonia e o esposo, enfim, inauguraram a Cervejaria Matisse, que já conta com um portfólio de oito cervejas artesanais.

Foto: curso da área Audiovisual da Firjan SENAI. Crédito: Paula Johas

Cadastro de interesses

Quer ser informado sobre as novidades de cursos nas áreas Audiovisual, Alimentos, Bebidas ou algum outro? Cadastre-se ao lado para receber informações da Firjan SENAI!