Emprego para ter e manter: 5 dicas para você que está em busca de novas oportunidades profissionais | Cursos SENAI RIO

Blog

“Prepara-te para o que quiseres ser”, o provérbio alemão já traçava, desde então, a necessidade de estudar e adquirir conhecimento como estratégia para atingir objetivos. Hoje, o mesmo conselho parece se consolidar como fundamental para quem procura ou quer se manter na tão sonhada oportunidade no mercado de trabalho.

Para Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, quem investe tempo em formação e atualização do conhecimento costuma ficar com as melhores chances. O especialista ainda destaca que há cinco pontos cruciais para serem levados em consideração por quem quer garantir a conquista. Ele ainda ressalta que, além de estudioso e motivado, o pretendente à vaga não deve esquecer de estar em dia com os relacionamentos profissionais, os quais são importantes não só para contato, mas também para demonstrar que está atualizado com as novidades do setor e os novos desafios. Confira abaixo as cinco dicas.

1) Possuir formação profissional sólida na área de conhecimento de seu interesse

As novas tecnologias vêm exigindo, cada vez mais, amplos conhecimentos profissionais. Com isso, um dos diferenciais está na escolha de uma instituição que prime pela excelência de laboratórios e corpo técnico, ambos alinhados à realidade da indústria, e dotada de recursos tecnológicos que desenvolvam competências diferenciadas e agreguem valores à formação profissional.

2) Networking com profissionais e grupos do mercado

Estabelecer uma rede de relacionamento vem sendo um aspecto de destaque no mundo corporativo, possibilitando a relação de diferentes profissionais de sua área e correlatas. Esse networking gera troca de experiências sobre o mercado de trabalho, as novidades do setor e os novos desafios. 

3) Capacidades socioemocionais

As relações interpessoais necessárias ao bom exercício profissional de qualidade estão associadas às habilidades socioemocionais, que vão muito além do campo inter-relacional. No cenário atual, os desafios são cada vez maiores, e a capacidade de colocar em prática as melhores atitudes em cada situação é um diferencial. No mercado de trabalho, a inteligência socioemocional ajuda o profissional a entender melhor os seus pares, a gerenciar conflitos, se comunicar de maneira mais efetiva e criativa, além de fortalecer a tomada de decisão responsável.

4) Continuidade de estudos

Na velocidade das transformações do mundo do trabalho, é importante acompanhar as tecnologias aplicadas no segmento, sendo crucial ampliar seus estudos para acompanhar as inovações de uma indústria contemporânea. Participar de cursos, eventos e palestras da sua área de atuação, efetuar leituras de artigos técnicos relacionados ou não à sua carreira também são ótimas opções, uma vez que tudo isso fará com que você esteja altamente preparado.

5) Pronto para assumir situações desafiadoras/inovadoras

O mundo está em transformação, e o profissional deverá estar pronto para assumir novos desafios a qualquer momento. Para tanto, no cenário atual, é importante acreditar nos benefícios que essa decisão vai gerar e saber aproveitar as situações para se tornar um profissional e um ser humano melhor. Apesar das prováveis dificuldades e barreiras enfrentadas nas condições mais adversas, são nesses momentos que mostramos resiliência e nos preparamos para encontrar as soluções para velhos e novos problemas, mostrando que é possível fazer a diferença.

Palavra de estudante

Alunos da Firjan SENAI SESI garantem que investir tempo em troca de conhecimento aprimora qualidades para o mercado de trabalho. Adriano Antonelli de Oliveira, de 40 anos, cursa Técnico em Mecânica na unidade de Resende, no Sul Fluminense, e está sempre com garra de aprender. Participante da edição do Mundo SENAI 2019, garante que não vai se acomodar, nem parar de aproveitar as oportunidades trazidas pela Firjan SENAI. “Faço todas as oficinas, desde 2017, e não paro mais. Foi com essa meta, participando de várias atividades, que entrei no curso técnico”, empolga-se.

Gustavo Robaina Medeiros Legal, de 20 anos, cursa Informática em Niterói, onde conseguiu uma vaga no Programa Jovem Aprendiz da Firjan SENAI, na área de Logística. Para ele, quanto mais variado o ciclo de capacitação, mais elementos têm para estruturar uma carreira diversificada, que inclui o empreendedorismo. “Estudo informática, pois sonho em trabalhar em empresas como a do meu tio. As chances costumam aparecer bastante nessa área, porém, a aprendizagem em logística ainda ativa minha vontade de ter meu próprio negócio e me deixa mais perto dessa concretização. Ainda pretendo fazer mais um curso à noite, período que tenho disponível, e acredito que acrescentará positivamente ao meu futuro”, planeja Gustavo.

Matrículas abertas

As matrículas para os cursos técnicos da Firjan SENAI de 2020 estão abertas. Quem se matricular até 30/12/2019 garante 50% de desconto* na primeira mensalidade do primeiro módulo, mais um curso de férias gratuitamente. *Clique aqui e confira detalhes e condições.

Cadastro de Interesses

Quer receber informações sobre as novidades dos cursos técnicos da Firjan SENAI? Cadastre-se ao lado!

Foto: divulgação cursos técnicos | Paula Johas