Blog


Firjan SENAI Campos comemora, este ano, 70 anos de funcionamento. No último dia 09/10 foi inaugurada, na unidade, a Exposição Memória da Indústria - 70 Anos da Firjan SENAI. O evento teve a presença do presidente da Firjan Eduardo Eugenio Gouvêa Viera, empresários, alunos, ex-alunos, funcionários e ex- funcionários.

A exposição conta com sete painéis que destacam os momentos mais importantes da instituição que já formou mais de 65 mil alunos. Uma história marcada pela preparação de mão de obra qualificada para a indústria e por oportunidades criadas por meio da educação profissional.

“É uma história de transformação de pessoas e famílias. Quero parabenizar os empresários que se dedicam a esta casa e fazem com que os alunos aprimorem seus talentos para exercer suas profissões com qualidade”, disse Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.  

O presidente da Firjan no Norte Fluminense, Fernando Aguiar, também destacou a importância da Firjan SENAI Campos na formação da mão de obra para a indústria da região.

“Há 70 anos a Firjan SENAI Campos vem impulsionando carreiras e empresas do Norte Fluminense. Desde o início, com cursos mais voltados para o setor sucroalcooleiro, a unidade campista contribuiu para a formação milhares de alunos em diversas áreas, entre elas a metalurgia e a mecânica”, lembrou ele. 

Entre os presentes estava um dos primeiros alunos do SENAI. Matheus Simões, de 85 anos, que frequentou o curso de mecânico de automóveis entre os anos de 1948 e 1953. “ Minha formação no antigo SENAI Campos representou tudo na minha vida profissional. O conhecimento que adquiri aqui fez toda a diferença na minha carreira, inclusive quando me tornei empresário", declarou. 

Durante o evento também aconteceu a Palestra Indústria 4.0, com o gerente Geral de Tecnologia e Inovação da Firjan SENAI. Maurício Ogawa. 

As comemorações continuam nos dias 16 e 17/10 com a participação do youtuber da Firjan SENAI, Leotuber, e palestras sobre Empreendedorismo e Inovação abertas aos alunos das redes pública e privada da cidade. 

Painéis contam história da instituição. Fotos: Sérgio Oliveira
Presidente da Firjan na visita à exposição

História

A história da Firjan SENAI Campos começa  em 1947. Por recomendação do Departamento Regional do Rio de Janeiro, foi realizado um  levantamento das necessidades do parque industrial da região Norte Fluminense, na sua maioria constituída por usinas de açúcar. Na época eram 23 indústrias do ramo nos municípios de Campos (15), Macaé (4), Miracema (1), São Fidélis (1), São João da Barra (1) e Itaperuna (1), com produção/safra de 3.006,000 sacos de açúcar e havia grande carência de mão-de-obra especializada nas áreas de metal e madeira era grande. 

Nesse mesmo ano, o Departamento Regional decidiu pela instalação de uma unidade em Campos, que, seguindo a nomenclatura na época adotada pelo Sistema SENAI, foi denominada Escola 9-1. A escola funcionava em um prédio alugado na Avenida 28 de Março. 

Em 1948, novas instalações foram criadas, com a montagem da Escola 9-2, que atendia à formação da mão de obra para Companhia de Fiação e Tecidos Industrial Campista, conhecida com Fábrica de Tecidos. 

Em março de 1949, o SENAI alugou uma garagem de consertos de automóveis,  na esquina da Beira Valão com o Beco das Corujas e, ali instalou as oficinas. Foram montadas as seções de Ajustagem, Tornearia e Marcenaria. 

Em 1953, a Escola 9-1 foi transferida para as atuais instalações da Firjan SENAI, na Rua Bruno de Azevedo.  Os dois galpões foram  adquiridos na Inglaterra e tinham sido utilizados na África, durante a 2ª Guerra Mundial,  para abrigar aviões britânicos. 

A instituição seguiu formando mão de obra para a indústria sulcroalcooleira e também para a Petrobrás que já havia se instalado na região. O prédio passou por diversas reformas para se adequar às demandas e novas tecnologias utilizadas nos cursos. Em 2012, um novo prédio anexo foi construído, com o inicio das operações do Porto do Açu.  Os equipamentos e maquinário de ponta são voltados para área de minério. 

Em 2014, foi inaugurada a  Padaria Escola para qualificar os profissionais do ramo de padarias da região, com objetivo de fortalecer o segmento. 

Em 2016, a Firjan inaugura em Campos o primeiro FabLab do interior do estado. O laboratório faz parte de uma rede mundial criada pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) e estimula a inovação, com espaços de fabricação digital voltados, principalmente, para a prototipagem. Com isso, unidade se torna referência como uma das mais modernas de toda a rede.  

Ao longo de sete décadas, a instituição formou profissionais que hoje atuam nas mais diversas áreas da indústria. Alguns se tornaram também empresários como é o caso de Thieres Rodrigues, proprietário da Fiel Confortex. "O Senai foi muito importante na minha vida profissional. O conhecimento que adquiri foi o balizador para toda minha trajetória", afirma ele.