Blog


A essência dos 2.130 FabLabs espalhados pelo mundo é você mesmo fazer quase qualquer coisa. O FabLab Open Day virtual da Firjan SENAI sobre cultura maker e fabricação distribuída, realizado em 09/08, mostrou que, com esse espaço de colaboração e cocriação conectado pela internet, a criatividade do mundo inteiro está nas nossas mãos. “Se eu tenho acesso a todos esses maquinários e ideias, eu posso ser uma criadora de quase qualquer coisa”, avalia Rozeani Araujo, instrutora da Firjan SENAI Botafogo.

A internet possibilita enviar os arquivos de criação de cada FabLab existente, multiplicando o potencial desses espaços. “Agora, com a fabricação digital, quando queremos criar algo, podemos desenhar do zero ou ver se isso já foi produzido por alguém entre a comunidade mundial. E isso muda tudo”, destaca Rozeani, acrescentando que o Brasil tem 130 FabLabs, dos quais 11 são da Firjan SENAI, no Rio de Janeiro.

Durante a live, os instrutores montaram um circuito elétrico, conectado a um computador, com os programas usados no processo para IoT residencial, com controle de acendimento de lâmpadas e equipamentos. Também fizeram a demonstração de um protótipo pneumático usado na indústria para o transporte de cargas e contêineres em portos.

Como exemplo, ela citou a máscara face shield, uma importante resposta da comunidade maker à pandemia. A peça, uma das mais populares neste período, foi lançada na República Tcheca e colocada para a comunidade. Dessa forma, foi possível reproduzir esse equipamento de proteção individual em impressoras 3D e entregar a solução rapidamente. Tudo começa com uma ideia que vai sendo expandida. E o site sobre FabLab da Casa Firjan (fablab.casafirjan.com.br) ajuda nessa composição, trazendo, entre outras coisas, uma galeria de projetos.

Carlos Eduardo Correa, membro do FabLab da Casa Firjan, explicou qual a melhor forma para montar uma impressora 3D no laboratório, ao mostrar a estrutura do FabLab de Botafogo. O espaço oferece cortadora a laser; Router CNC; fresadora Mini Router CNC; impressoras 3D e escaneamento 3D para modificar ou replicar uma peça; e impressora de látex e UV.

A partir da falta de um botão para uma impressora, Carlos Eduardo e Rozeani puderam mostrar como funciona o open source (projetos abertos), desenvolvidos sem fins lucrativos e disponibilizados para domínio público em redes e depositórios de projetos. “Com essa troca de conceitos de projetos, eu posso pegar um projeto e melhorá-lo com a colaboração do mundo inteiro”, ensina ele.

De instrutores dos laboratórios da Firjan SENAI Tijuca, Benfica, Jacarepaguá e Resende vieram conselhos para quem quer começar na cultura maker: materializar as ideias criativas sem medo de errar; compartilhar os projetos, dúvidas, soluções, ideias e erros; prototipar e testar bastante; e experimentar diversas configurações.

O FabLab Open Day virtual da Firjan SENAI é um encontro para mostrar tudo que é possível no laboratório de educação para inovação, como modelagem de ideias, fabricação digital, prototipagem para solução de desafios reais e diversas outras possibilidades.

Em julho, o tema abordado foi Internet das Coisa na prática . Em junho, foi a vez de aprender mais sobre a Impressão Digital 3D. O próximo FabLab Open Day virtual será no dia 26/08, direto da Firjan SENAI Resende. Os eventos da série acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês.

Cadastro de interesses

Quer ser avisado sobre o próximo FabLab Open Day virtual? Clique, saiba mais e cadastre-se!


Veja como foi o evento virtual: