Blog


O FabLab Open Day virtual, realizado pela Firjan SENAI, apresentou a Mini Fresadora CNC − Centro de Usinagem, na unidade de Resende, em 26/08. Além disso, os instrutores do laboratório digital discutiram as mudanças na produção de bens de consumo. “São grandes mudanças com a chamada indústria 4.0. Trabalhos perigosos e repetitivos passam a ser feitos com ajuda de ferramentas de automação. O FabLab traz essa vertente. Aqui várias máquinas nos ajudam nesse processo”, sintetizou Carlos Augusto Fonseca, o Kadu, um dos instrutores.

O mote do evento foi um protótipo de um conjunto mecânico, que tem a necessidade de confecção de uma peça para a finalização do projeto. “Vamos trabalhar em cima desse conjunto. Uma peça encaixa no conjunto, mas está soltando, então vamos criar uma outra peça de retenção para evitar que a primeira se solte”, explica Kadu.

Leandro Victor Marques, medalhista nacional de polimecânica e automação, esclarece que prototipagem é um dos temas da live. “O FabLab é um espaço ideal de fabricação digital, que propicia a criação de projetos. A partir de uma ideia, você pode procurar uma unidade e fazer desde o rascunho a lápis até o projeto final”, conta. Por padrão, os Fablabs da Firjan SENAI possuem a Mini Fresadora CNC.

A Firjan SENAI é também um Centro de Treinamento Autorizado da Autodesk. Nesse processo, é usado o software Autodesk Fusion 360 para o desenho. “Ele desenha com as proporções, depois é dada uma terceira dimensão”, detalha Leandro. É utilizado ainda o modo CAM, manufatura assistida por computador. Define-se então a sequência de operações, e a máquina vai aprofundando o corte aos poucos, de milímetro em milímetro, para não estragar a peça.

“Quem faz o curso da Autodesk na Firjan SENAI, passa a ser projetista de CAD. Temos os cursos Modelando sua ideia em Fablab e Cultura Maker e FabLab, que são específicos do laboratório”, incentiva Marques.

A mini fresadora é extremamente precisa e garante que o resultado final fique bem feito. Há tipos diferentes de fresa, e o tempo gasto depende do trabalho a ser feito. A equipe demorou 20 minutos para fazer esse protótipo durante a live. “É a manufatura extrativa, ou seja, a gente tira material da peça. É uma maneira barata de testar produtos”, conclui Kadu.

O próximo FabLab Open Day será em 30/09, na Firjan SENAI Niterói. Os eventos da série são sempre na última quinta-feira do mês.

Cadastro de interesses

Quer ser avisado sobre o próximo FabLab Open Day virtual? Clique, saiba mais e cadastre-se!

Veja como foi o evento virtual: