Blog


O campo da robótica avança a passos largos. Sempre alinhada com o futuro, a Firjan SENAI está recebendo da Hyundai Heavy Industries do Brasil três robôs industriais que irão reforçar a educação profissional de seus alunos. A doação foi oficializada nesta quinta-feira (25/04), na Casa Firjan, com a presença do vice-presidente da federação, Carlos Mariani, e do presidente da empresa sul-coreana, Jeong Weon Kang. 

“Agradecemos imensamente à Hyundai, um grande player da economia internacional e grande parceiro da indústria fluminense. Essas máquinas serão de enorme valor para a aprendizagem da Firjan SENAI, em especial para os cursos de mecatrônica, automação industrial e robótica. Nossos alunos terão a oportunidade de aprender a lidar diretamente com a tecnologia das indústrias mais modernas do mundo”, agradeceu Mariani. 

A doação dos robôs foi resultado de uma visita do presidente da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, à Seul, ano passado, em busca de oportunidades de cooperação no campo da educação profissional. Eduardo Eugenio é cônsul honorário da Coreia do Sul no Rio. 

Dois robôs já estão em funcionamento na unidade da Firjan SENAI, em Resende, e o terceiro será instalado em Nova Friburgo. Com diversas funcionalidades de aplicação, os robôs integram as principais tecnologias das linhas de produção, aproximando os alunos da indústria 4.0. Eles são ideias para trabalhos de precisão, repetição, rapidez e força, aumentando, assim, a produtividade e reduzindo os custos das empresas. Além disso, podem exercer atividades de soldagem, montagem, usinagem e inspeções de qualidade. 

“Espero que essa doação contribua para o estado do Rio na qualificação de sua mão de obra e fortaleça os laços entre a Firjan e a Hyundai”, afirmou Weon Kang. 

Presente na cerimônia, o cônsul-geral da Coreia do Sul, Hak You Kim, também exaltou a aproximação entre os dois países. “Embora geograficamente distantes, o Brasil e a Coreia têm grande potencial para trabalharem juntos pela indústria. O consulado deseja uma relação cada vez mais próxima. Tenho certeza que os robôs vão agregar ainda mais ao ensino técnico, fornecendo experiência aos profissionais qualificados pela Firjan SENAI”.