Blog


A Firjan SENAI marcou presença no E-Fest, evento internacional de engenharia que aconteceu no Centro de Tecnologia da UFRJ, no campus da Ilha do Fundão, entre 27 e 29 de julho. Como patrocinadora, a instituição contou com um estande, onde exibiu três projetos integradores que participaram do Desafio SENAI + Indústria, além de apresentar seu portfólio de cursos nessa área.

“O evento é uma grande oportunidade de estreitar a nossa relação com a Universidade, além de permitir que nossos alunos conheçam cursos tecnólogos para continuar seus estudos e processo de qualificação”, destacou Edson Melo, gerente de Educação Profissional da federação.

Por isso, a Firjan SENAI levou estudantes para participarem do E-Fest. Eles assistiram palestras ligadas à inovação, competições de engenharia e visitaram laboratórios da UFRJ e do CENPES da Petrobras. 

Projetos
 

O Polarizador Automático de Motores Trifásicos, criado para solucionar o problema de perda de produtividade por consequência de problemas nas instalações e manutenção de motores trifásicos, foi um dos projetos exibidos no evento. O produto garante ao operador fazer o correto fechamento do motor, eliminando a possibilidade de erro humano.

Outro protótipo presente na feira foi o Estabilizador de Pontes Rolantes. Como sugere o nome, a ideia é solucionar o problema de balanço das cargas durante seu transporte em uma ponte rolante. A partir da leitura de um sensor que indica o quanto ela está inclinada, o equipamento direciona um contrapeso para estabilizar a carga em locomoção.

O terceiro projeto selecionado foi o SIGME, que, com dados obtidos em tempo real, permite a medição inteligente e monitoramento do consumo de energia do equipamento e no ambiente, de forma simples e direta do smartphone do usuário. Assim, com os dados obtidos, é possível identificar gastos e desperdícios, além de poder interromper e iniciar o funcionamento de aparelhos e processos de forma remota.