Formação em Tecnologia da Informação (TI), Automação e Energia Renovável ganha destaque no mercado de trabalho e na grade de cursos técnicos do SENAI | Cursos Firjan SENAI

Blog

De acordo com os dados da plataforma Retratos Regionais da Firjan, o estado do Rio criou 35.654 postos de trabalho formais de janeiro a novembro de 2021. Os números apontam que o mercado já se encontra acima do nível da pré-pandemia. O comércio, o setor de serviços e de indústria e construção lideram as contratações. Investir em cursos de qualificação não apenas aumenta a chance de se conseguir um emprego, mas a de se obter um salário superior.

O gerente de Educação Profissional do SENAI, Edson Melo, explica que em cenário de constantes mudanças e um mercado cada vez mais exigente, manter-se atualizado é essencial. “A formação em muitas das carreiras também amplia as possibilidades de atuação do profissional em diferentes setores, destacando as relacionadas a Tecnologia da Informação (TI) e Automação, além da chamada manufatura avançada ou indústria 4.0 está se expandindo, sendo essencial estar preparado para as oportunidades, para tanto, os cursos da Firjan SENAI visam oportunizar aos nossos alunos a oportunidade de ampliar o repertório profissional para dar conta desses desafios"

Com os avanços da tecnologia, os cursos de Educação a Distância (EaD) + Prática do SENAI ganham adeptos e popularidade, e os 15 cursos técnicos da Firjan SENAI já estão com as matrículas abertas e as aulas começam em 7 de fevereiro. A duração de cada curso é de até um ano e meio. Podem se inscrever todos que concluíram o ensino médio ou com o ensino médio em curso. A modalidade do curso é EAD semipresencial, com percurso de autoestudo em plataforma própria; aulas virtuais ao vivo com o instrutor, marcadas previamente, e aula presencial realizada semanalmente ou quinzenalmente nos laboratórios e oficinas do SENAI equipados especialmente para as aulas práticas. As 2.300 vagas encontram-se distribuídas em 58 turmas das 20 unidades fluminenses do SENAI.

A grade das formações disponíveis contempla 11 áreas tecnológicas: automação; mecatrônica; tecnologia da informação; bebidas; construção civil – edificações; mecânica industrial; eletricidade; logística; automotiva; refrigeração e climatização e segurança do trabalho.

Procura por profissionais de TI, Automação e Logística continua em ascensão

Melo chama atenção para o setor de tecnologia da informação (TI) e automação, que acentuou seu protagonismo frente à demanda por tecnologias relacionadas ao processo de digitalização das empresas, as denominadas tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0, além do contexto da pandemia Covid-19 que intensificou ainda mais a procura por profissionais de TI e Automação.

Para quem quer obter formação na área de tecnologia da informação (TI), o SENAI está com inscrições abertas para os títulos de informática, redes de computadores e para o de manutenção e suporte a informática.

A logística é de relevância para todos os setores e foi amplamente impulsionada pelas demandas durante a pandemia. “A demanda cresceu, também, devido à alta do e-commerce, tendo a logística um papel fundamental no custo final do produto ou serviço. O curso SENAI visa formar profissionais com competências para atuação nas cadeias produtiva de fabricação, comercial e de serviços, abordando temáticas técnicas relacionadas a movimentação, transporte, armazenamento, estoques, compras e distribuição”, destaca Edson Melo.

Por sua vez, o curso técnico em sistemas de energia renovável é mais um dos promissores no mercado de trabalho. Abrange os principais tipos de energia renovável, como fotovoltaica e eólica. A Firjan SENAI possui modernos laboratórios nas unidades da Tijuca e de Duque de Caxias para formar aqueles que buscam inovação em um mercado que carece de alternativas sustentáveis e inovação.

Para conhecer mais sobre as vagas ofertadas pelo SENAI em Cursos Técnicos EaD + Prática e se inscrever, acesse: www.firjansenai.com.br