Blog


Faz pouco mais de um mês que Edivandro Rocha dos Santos, 14 anos, pode brincar em um balanço adaptado para as suas necessidades. Cadeirante desde 2017, ele recebeu de um grupo formado por 12 alunos e instrutores da Firjan SENAI Barra Mansa o brinquedo situado agora na Praça Arnaldo Lemos, na localidade Fazenda da Grama, Distrito Rio Claro. Mas não é só isso. Além de construir o balanço, os participantes ainda revitalizaram o espaço que necessitava de reparos para voltar a ser frequentado. 

Segundo explica a pedagoga da Firjan SENAI no município, Martha Rocha, a iniciativa faz parte do Circuito SIS – SENAI, Indústria e Sociedade, um projeto que ocorre em nível nacional e tem como objetivo oferecer algum tipo de melhoria à comunidade por meio do desenvolvimento das competências técnicas praticadas em sala de aula. “Identificamos que essa praça estava precisando de reformas e decidimos restaurar todos os brinquedos, além de melhorar o piso e a iluminação. A ideia, entretanto, foi além e alcançou também a acessibilidade”, lembra.  

Foi aí que os instrutores lembraram da história de Edivandro, jovem morador da região, diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne. “Nos chegou a notícia de que ele se sentia excluído por não poder brincar na pracinha e essa informação acabou nos motivando ainda mais. Mergulhamos de cabeça no projeto e finalizamos tudo em cerca de três meses” recorda o aluno do curso Técnico em Mecânica, Felipe de Almeida Andrade. Para o estudante da Firjan SENAI Barra Mansa, a participação na iniciativa foi importante não só por tornar a rotina do cadeirante mais alegre, mas também por contribuir para a sua formação profissional. “Eu aprendi lições que não estão no currículo do meu curso e que acabei exercitando em razão das necessidades do projeto. Foi gratificante em todos os sentidos.” 

E se de um lado alunos, instrutores e pedagoga ficaram empolgados, de outro, foi o próprio Edivandro quem adorou a surpresa. “No início ele ficou um pouco assustado, mas depois abriu o sorriso. Foi uma emoção só ver ele se divertir no balanço”, lembra a avó do menino, Sebastiana Rocha dos Santos. A inauguração da praça Arnaldo Lemos restaurada ocorreu em 11 de junho e reuniu comunidade e autoridades locais. 

O circuito

O Circuito SIS – SENAI tem como objetivo formar equipes para mobilizar suas competências profissionais e desenvolver um projeto que transforme um produto ou espaço da localidade onde a escola está localizada. As iniciativas podem abranger diferentes circunstâncias da realidade local.  Em Barra Mansa, além do grupo que construiu o balanço adaptado, outras duas equipes integraram o Circuito SIS - SENAI. Uma realizou um programa educacional com menores infratores do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) e a outra criou uma brinquedoteca no Lar acolhedor de Barra Mansa.