Blog


Esse poderia ser "só" mais um projeto de fim de curso do SENAI, mas está longe disso. Rafael Cardoso, aluno do curso de Montador de Equipamentos Mecânicos do SENAI São Gonçalo, conseguiu realizar o sonho do seu filho com a ajuda dos colegas de curso: andar de bicicleta. Rafael e a sua esposa descobriram, ainda durante a gravidez, que o filho teria essa má formação na parte de trás do crânio responsável pelo equilíbrio do corpo. Por isso, desde sempre, Tayler esteve numa cadeira de rodas.



Durante o curso, Rafael dividiu com seus colegas a vontade de proporcionar ao filho um passeio de bicicleta e a frustração por não poder comprar um aparelho adaptado, que custa mais de RS 5 mil e não atenderia plenamente as suas necessidades. Os estudantes tiveram, então, a ideia de desenvolver peças que pudessem acoplar uma cadeira de rodas a uma bicicleta comum. Eles conseguiram a doação de todos os materiais e ajudaram Rafael a realizar o sonho de Tayler, sem custo algum.

“É uma sensação de dever cumprido, pois realizar o sonho do Tayler é muito especial, até porque sei o quanto ele lutou para viver nos primeiros dias de vida no leito de hospital e hoje ele vai ter essa sensação de liberdade que a vida está lhe proporcionando”, comenta Rafael, emocionado. Sua esperança é que, no futuro, o projeto também ajude outras pessoas portadoras de deficiência.

Exposição - Além de ser destaque em matéria do SBT, a bicicleta será exposta na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília, entre 5 e 8 de julho. O evento, em Brasília, irá apresentar ideias inovadoras desenvolvidas por alunos do Senai de todo o país.