Blog


No início de março, os jovens aprendizes da ICN – Itaguaí Construções Navais S/A – concluíram o curso de Assistente Administrativo do SENAI, com a apresentação de projetos com foco na inovação de processos da empresa. Gestores e colegas de trabalho de diversas áreas apoiaram os estudantes fornecendo informações que serviram para a identificação necessidades da companhia.

As soluções não só foram apenas apresentadas à banca avaliadora, como a empresa já está avaliando quais deles vai colocar em prática.

“O sucesso do projeto integrador é resultado da criatividade e comprometimento de nossos estudantes somados à competência e mediação de docentes do SENAI, mas também do essencial envolvimento, motivação e fundamentação dos representantes da ICN”, explicou a pedagoga Thamires Blaz Gonçalves do SENAI Itaguaí. Ela conta, que além dos estudantes terem desenvolvido as competências previstas para o curso, tiveram a possibilidade de simular situações reais da indústria e vivenciar, ainda como aprendizes, como funciona o mercado.

Os projetos integradores são parte da metodologia de ensino do SENAI e têm como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. Competências cada dia mais requisitadas na indústria.  

Conheça os projetos:

  • Resíduo de Valor: Tem como intuito reutilizar os banners antigos da empresa como avental para os funcionários que usam esse tipo de vestuário como parte do seu uniforme. Promovendo reaproveitamento de material, redução de custos e redução de impacto ambiental.

  • MP Online: As MPs são atualmente um processo utilizado na empresa pelo RH para registro de alterações de informações. No processo atual ele é assinado pela liderança e enviada por malote com os documentos. Com a nova proposta, esse processo seria realizado em um programa otimizando o processo de Recurso Humanos. 

  • AUtech: Criação de sistema que controlará a entrega de um benefício dado para cada funcionário. Os crachás dos colaboradores teriam a função similar de um cartão de crédito.  Atualmente o processo é realizado através de distribuição, por parte dos funcionários de RH, de um vale em papel o que faz do processo vulnerável.

  • Prontuário Eletrônico: Atualmente o prontuário do setor de atendimento médico da empresa é físico, gerando retrabalho e envolvendo gastos com papel e tempo de espera. Na proposta dos estudantes o processo será inteiramente eletrônico através de um sistema. 

  • ICN TV - O submarino ao seu alcance: A quantidade de trabalho não permite que os integrantes tenham acesso aos conteúdos sobre o submarino, o produto final da Itaguaí Construções Navais. O projeto dos estudantes é a criação de um portal digital sobre o submarino e seus processos construtivos, o que será transmitido em locais estratégicos da empresa. 

  • Contracheque Virtual: A entrega do contracheque na empresa é feita na forma física e a proposta dos estudantes é criar um programa que vai automatizar o processo e facilitar e tornar contracheque acessível em plataforma virtual.

  • Fast Clean: Os uniformes de alguns funcionários são trocados a cada 6 meses, devido à falta de controle na lavagem. Os antigos são descartados, o que gera um custo excessivo. A ideia é criar um processo de controle da higienização desses uniformes.

  • Imergir: Os jovens aprendizes da ICN ainda não possuem um canal direto de comunicação, assim os estudantes identificaram uma oportunidade de potencializar a aprendizagem e otimizar ao máximo as informações em um canal para os jovens. Seria um canal colaborativo que sana todas as dúvidas e auxilia na aprendizagem.