Blog


Dois em um. Assim se caracteriza o perfil do Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, título revisado do portfólio de cursos da Firjan SENAI. Voltado para atender uma vertente da indústria 4.0, a chamada 4ª revolução industrial, o profissional dessa área é capacitado para atuar tanto na Tecnologia da Informação (TI) quanto na Tecnologia de Automação (TA), sendo capaz de desenvolver, programar e integrar sistemas computacionais aplicados a controle de processos de Manufatura Industrial.

Com 1.000 horas de duração, “o curso visa integrar o que há de melhor na Tecnologia da Informação com o melhor da Tecnologia de Automação. O objetivo é atender as novas demandas da indústria 4.0”, afirma Allan Teixeira da Cruz Mendonça, coordenador de Educação Profissional do Instituto SENAI Automação e Simulação da Firjan SENAI, que destaca que hoje as fábricas estão cada vez mais inteligentes e informatizadas.

Diante desse avanço tecnológico, “o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas terá a capacidade de trabalhar nos dois segmentos tecnológicos, de Automação e TI. Ele pode pegar os dados no chão de fábrica e levar as informações ao nível gerencial, passando por todos os parâmetros da pirâmide da automação e da informação”, explica o coordenador. 

Mais chances no mercado de trabalho

“Os cursos técnicos da Firjan SENAI capacitam os alunos com conhecimentos teóricos e práticos das inúmeras atividades do setor industrial. O profissional habilitado em Desenvolvimento de Sistemas tem como foco desenvolver, programar e integrar sistemas computacionais aplicados a controle de processos de Manufatura Industrial. O curso prepara os alunos não só para responder às demandas da indústria, mas também desenvolve no profissional competências primordiais para a entrada no mercado de trabalho, com currículo focado na produtividade, competitividade e inovação”, orienta Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Melo destaca que, em um mercado cada vez mais competitivo, a formação qualitativa e aderente às necessidades de trabalhadores qualificados estabelece maior chance de alcance de oportunidades de trabalho. “Isso amplia significativamente as perspectivas de colocação no mercado de trabalho àqueles que escolhem uma formação técnica”, acrescenta.

Como o curso tem características de atuação transversal, há oportunidades para o profissional atuar em quase todos os setores da indústria. Entre as habilidades estão: aplicação de conhecimentos em banco de dados, programação de aplicativos, modelagem de sistemas, implantação e manutenção de sistemas, além de desenvolvimento de projetos em sistemas.

Matrículas abertas

A Firjan SENAI está com matrículas abertas para curso técnico EaD em Desenvolvimento de Sistemas. 

Quero saber mais