Blog


Fotos: ilustração Firjan SENAI / Crédito: Paula Johas

De olho no futuro, Cassiano Medeiros optou por dividir o Ensino Médio com o Curso Técnico em Informática da Firjan SENAI. A dedicação rendeu a aprovação no concurso do Corpo Auxiliar de Praças (CAP) da Marinha do Brasil, este ano. Aos 18 anos, Cassiano se sente preparado para exercer a profissão. “Tive na Firjan SENAI muitas oportunidades para me desenvolver, principalmente através dos projetos integradores. Todo o conhecimento que eu adquiri me deu condições para competir e conquistar meu lugar no mercado de trabalho. Foi um investimento que fiz na minha carreira”, afirma.

Durante muito tempo, os cursos de graduação foram vistos como as principais vias de acesso ao mercado de trabalho. Mas hoje já se sabe que os Cursos Técnicos também são uma boa alternativa neste sentido. Os profissionais técnicos preenchem de forma ágil e eficiente uma lacuna fundamental para a produtividade das empresas e indústrias: a mão de obra qualificada. Por meio do desenvolvimento de competências práticas e teóricas, os cursos técnicos focam na preparação dos alunos para as exigências específicas do mercado.

Mas qual o papel de um técnico, afinal? À frente da chamada gestão técnica, ele é responsável pela coordenação das atividades operacionais e pela supervisão dos processos realizados dentro das empresas, fazendo a intermediação entre a parte operacional e a executiva.

Técnicos em alta no mercado

Esses profissionais são cada vez mais requisitados, principalmente por empresas de base tecnológica elevada, para as quais a capacitação é um pré-requisito. “A formação técnica está baseada na habilidade do ‘saber fazer’, mas também é preciso entender o porquê daquilo que se está fazendo, realizando intervenções e propondo soluções alternativas. Por conta disso, este profissional possui um conhecimento muito mais sólido do que um operador padrão. Cabe a ele o controle das variáveis do processo produtivo”, explica Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI.

O modelo de educação profissional da Firjan SENAI associa teoria e prática, com alinhamento de seus ambientes de aprendizagem à realidade da indústria. A partir de uma abordagem multidisciplinar, os projetos desenvolvidos pelos estudantes oferecem desafios semelhantes àqueles que os alunos irão efetivamente encontrar no trabalho.

Essa foi a experiência de Gabriel Palhares, para quem a capacitação foi uma prévia fiel do que encontrou na empresa em que trabalha atualmente. Após concluir o Curso Técnico em Automação Industrial, Gabriel engatou seu primeiro emprego em um laboratório farmacêutico, onde já atua há três anos. “Os laboratórios da Firjan SENAI são muito completos e têm uma estrutura comparável a de qualquer universidade. Tive contato com vários equipamentos avançados que hoje fazem parte do meu cotidiano”, conta.

Descontos

Com os Cursos Técnicos da Firjan SENAI, você fica preparado para o mercado e também para a graduação. Estudando com a gente, você tem credibilidade no ensino e conexão com institutos de inovação e tecnologia. 

E quanto antes você se matricular, maior será o desconto. Até 31/05, quem garantir a sua vaga em um dos nossos Cursos Técnicos ganha 50% de desconto na primeira mensalidade do primeiro módulo. Para saber tudo sobre a nossa política de descontos, basta clicar no botão abaixo.

Cadastro de interesses

Quer saber das novidades dos cursos técnicos transversais da Firjan SENAI? Cadastre-se ao lado para receber informações!