Cursos de ALIMENTOS | Cursos Firjan SENAI

ALIMENTOS



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

É a área que usa matérias-primas de origem animal ou vegetal para a fabricação de alimentos industrializados, como os derivados de carnes e de laticínios. Além dos industrializados, estão representados nas produções artesanais como aqueles encontrados em padarias, confeitarias, restaurantes, bufê e outros serviços de comida preparada.

As novas tecnologias utilizadas por essa indústria, além da diversificação das linhas diet, light e infantil, entre outras, exigem profissionais cada vez mais qualificados.

Na indústria, você pode atuar em dois níveis: na produção ou no controle de qualidade dos produtos. Quem atua na produção responde pelas diferentes etapas do processo de fabricação. Nesta área há demanda por operadores e por técnicos, que são responsáveis pela supervisão das atividades produtivas.

Quem trabalha no controle de qualidade dos produtos faz ensaios físico-químicos e microbiológicos para garantir o alto padrão de qualidade dos alimentos produzidos e a segurança alimentar. Este profissional é cada vez mais requisitado, pois o consumidor está mais exigente e é preciso atender aos requisitos legais e aos padrões internacionais de qualidade.


Sobre o mercado de trabalho

Além das indústrias, você pode trabalhar em padarias e confeitarias, lanchonetes, restaurantes, cozinhas industriais e demais estabelecimentos ligados à gastronomia, além de supermercados e lojas de conveniência que oferecem alimentação.

Por conta desse mercado amplo de trabalho, o segmento alimentício é um dos maiores empregadores do estado do Rio. Com remuneração média de R$ 1.609,84, emprega quase 81 mil trabalhadores, dentro de mais de quatro mil empresas.

Fonte: RAIS 2016/MTE