Cursos de Automação | Cursos Firjan SENAI

Automação



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
A Automação é a aplicação de técnicas, softwares ou equipamentos específicos em determinado equipamento ou processo industrial, com o objetivo de:

1) Aumentar a sua eficiência.
2) Elevar a produção com baixo consumo de energia e de matérias primas.
3) Reduzir a emissão de resíduos de qualquer espécie.
4) Garantir melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes ao processo.
5) Reduzir o esforço ou a interferência humana sobre o processo.

A atuação nessa área está relacionada à indústria em geral, com destaque para a chamada indústria de processo, que transforma a matéria prima em produtos: petroquímica, siderurgia, farmacêutica, alimentos, química, entre outras.

O controle da produção industrial a partir de sistemas automatizados envolve atividades de instalação, funcionamento e manutenção de sistemas. Sua esfera de atuação está diretamente atrelada à produção industrial ou à realização de testes e aferição de instrumentos e equipamentos.


Sobre o mercado de trabalho

A necessidade de aumentar a produção, para garantir a competitividade, levou as empresas brasileiras a investirem pesado em novas tecnologias. Esta tendência fez com que o setor de Automação Industrial assumisse um papel de destaque no cenário econômico e, por consequência, no mercado de trabalho.

Os profissionais do setor são técnicos em mecatrônica, engenheiros de controle e automação, engenheiros mecatrônicos e afins. Na indústria fluminense, há cerca de 600 trabalhadores atuando na área e possuem remuneração de destaque no mercado, em média, R$ 7.156,28.

Fonte: RAIS 2016/MTE