Cursos de DESIGN | Cursos Firjan SENAI

DESIGN



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
O design é utilizado transversalmente no desenvolvimento de produtos, na resolução de problemas sociais e na reconfiguração de serviços, espaços e cidades. Seu objetivo é despertar desejo e mapear necessidades para desenvolver soluções que gerem significado e impactem de forma positiva a vida das pessoas, por isso seu caráter estratégico.
Por ser uma atividade técnica criativa com foco no usuário, o design vem conquistando cada vez maior relevância, pois através do entendimento desse usuário, consegue propor respostas às mudanças econômicas, tecnológicas, sociais e demográficas que influenciam tanto o comportamento do consumidos como remodelam os mecanismos de produção, distribuição e comercialização.
Assim, o design agrega não somente beleza mas também, e principalmente, pensa soluções às questões primordiais da evolução do ser humano, como o envelhecimento da população, que requer produtos adaptados; a redução do tamanho das famílias que demanda móveis multifuncionais para espaços menores; a reordenação dos espaços urbanos através de traços mais funcionais de praças, pontos de ônibus ou mesmo cestos de lixo. Para consumidores cada vez mais movidos por preferências individuais de gostos e estilos de vida, o design é capaz de transformar atividades rotineiras, como tomar café, dirigir ou se vestir em experiências única. De fato o design é o segmento mais transversal e multidisciplinar dos segmentos criativos e está presente, direta ou indiretamente, na Moda, TICs, Audiovisual, Artes, entre outros.
Na indústria, o design tem papel fundamental como uma das ferramentas aplicadas desde a fase de concepção de um produto ou serviço, a fim de agregar valor a ele, e ainda gerar um ciclo de vida pensado sustentavelmente. Na prática, os resultados são produtos e serviços mais fáceis de fabricar, mais econômicos, mais úteis, mais fáceis de interagir, desejados pelas pessoas, entre outros.
Aplicável a praticamente qualquer setor industrial, o design é uma ferramenta importante para quem atua em qualquer fase do processo criativo e produtivo, proporcionando uma visão mais ampla destes processos.