Cursos de JOALHERIA | Cursos Firjan SENAI

JOALHERIA



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
O segmento de Joalheria compreende os processos de produção de ligas, jóias e demais artefatos que têm por base os metais, como ouro e prata, e pedras preciosas. O profissional que deseja trabalhar nesta área pode atuar na criação e desenvolvimento de joias e bijuteria, incluindo as atividades de tratamento químico, térmico e mecânico em ligas de metais preciosos, cravação de pedras preciosas, design e modelagem de jóias.

O segmento também é conhecido por ourivesaria, que é a arte de trabalhar com metais preciosos (especificamente prata e ouro), na fabricação de joias e ornamentos. A ourivesaria é uma arte muito antiga, de grande aceitação ao redor do mundo, e conferiu inegável prestígio aos profissionais na Idade Moderna, perante os reis e toda a corte.

O design de jóias é um fator que permite diferenciação e agrega valor aos produtos desse segmento - uma tendência do mercado mundial que aposta no produto singular, único, exclusivo, étnico e/ou enraizado. Essa ferramenta pode ser utilizada no desenvolvimento de peças com forte identidade e linguagem própria. Nesse aspecto, a qualificação profissional é de vital importância.