Cursos de PETRÓLEO | Cursos Firjan SENAI

PETRÓLEO



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
Os números da atividade de exploração e produção de petróleo no Brasil, e em especial no Rio de Janeiro, são bastante significativos. A Petrobras, uma das maiores empresas do mundo, tem feito investimentos significativos para elevar sua capacidade produtiva. Há ainda a perspectiva de exploração de petróleo nas camadas denominadas de pré-sal, que irá demandar uma série de inovações tecnológicas e organizacionais, o que deve elevar o patamar de qualificação exigido para atuação no segmento.

A abrangência da cadeia produtiva do petróleo influencia diretamente diversos setores da economia, como construção civil, indústria naval, máquinas e equipamentos, além de serviços especializados, formando uma matriz econômica integrada.

Para que o setor atinja as metas previstas nos padrões internacionais de qualidade e eficiência, as empresas desta área têm intensificado programas de qualificação e aperfeiçoamento profissional e tecnológico.

As funções típicas da atividade incluem o trabalho em plataformas, sondas, operações de utilidades etc., mas o setor mobiliza também pessoal qualificado nas áreas planejamento e projetos, atividades subaquáticas, escalada industrial e simulação de lastro de plataforma, entre outros. Além disso, há uma demanda por profissionais das áreas de segurança do trabalho e de meio ambiente, dois temas críticos para as atividades da indústria petrolífera.

O segmento de Petróleo exige muita qualificação e a maioria das funções requer formação técnica de nível médio e complementares específicas.