Cursos de Têxtil e vestuário | Cursos Firjan SENAI

Têxtil e vestuário



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
O estado do Rio conta com dez polos de moda, que reúnem cerca de 3 mil empresas. Destacam-se as roupas em malha (Petrópolis e arredores), roupas íntimas (Nova Friburgo), moda praia (Região dos Lagos), moda noite (Itaperuna) e jeans (Sul Fluminense). O segmento de Têxtil e Vestuário oferece oportunidades em duas frentes de atuação: o processo de produção e a criação de produtos.

Quem trabalha no processo de produção faz corte de tecidos, costura e acabamento de peças ou atua na supervisão das atividades. A cadeia produtiva da moda valoriza profissionais que têm capacidade de atuar em mais de uma etapa do processo produtivo, o que eleva a produtividade das empresas.

A área de criação valoriza a confecção de peças do vestuário e responde pela diferenciação dos produtos industrializados. A criatividade no design das roupas e acessórios abre novos mercados para os produtos, inclusive fora do Brasil. Os profissionais de modelagem criam os protótipos e os de formação em design e estilismo desenham e elaboram os modelos a serem fabricados.

O segmento tem um significativo número de pequenas e médias empresas, que utilizam funcionários contratados por seus estabelecimentos, mas também terceirizam parte de seus processos. Essa característica do mercado de têxtil e vestuário amplia o leque de atuação dos profissionais, que podem trabalhar por conta própria e nas cooperativas de trabalho.

As inovações tecnológicas também estão presentes no dia a dia do segmento e respondem pelo lançamento de novos equipamentos constantemente no mercado, como mesas de corte a laser e máquinas de costura computadorizadas, entre outros, além de novas matérias primas, como os tecidos sintéticos, por exemplo.